Vestibular Unicamp 2021: redução da lista de leituras obrigatórias
- Jennifer Araújo
- 3 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Além dos conhecimentos gerais adquiridos ao longo da formação do estudante nas disciplinas ministradas no Ensino Médio, todo ano, o Vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) cobra a leitura obrigatória de uma lista de obras de diferentes gêneros textuais. No entanto, excepcionalmente no Vestibular 2021, a lista de obras será reduzida de 12 para sete títulos.
Os cinco livros que saíram da lista foram: A teus pés, de Ana Cristina César (1982); O seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles (1977); História do cerco de Lisboa, de José Saramago (1989); Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus (1960); A cabra vadia, de Nelson Rodrigues (1969).
Essa mudança foi pensada devido à dificuldade de acesso a bibliotecas e livros físicos que o contexto de pandemia impôs aos estudantes brasileiros. Dessa forma, foram mantidas na lista as obras de fácil acesso, entre elas, a maior parte já estão em Domínio Público. Pensando nisso, nós do Gramatizei, além de disponibilizar a lista dos títulos, vamos também deixar, nesta postagem, os links de acesso às obras. Abaixo, seguem os títulos da lista atualizada separados por gênero textual:
POESIA
Sonetos, de Luís de Camões
Calma, você não precisará ler todos os sonetos que Camões escreveu. O Vestibular da Unicamp selecionou os que devem ser lidos para as provas. Veja a lista de sonetos selecionados no site da COMVEST clicando aqui. Como os sonetos estão em Domínio Público, você pode acessá-los gratuitamente por este link.
Sobrevivendo no inferno, de Racionais MC’s
A obra, originalmente lançada como o quarto álbum do grupo Racionais MC’s, virou livro após entrar para a lista de leituras obrigatórias do Vestibular Unicamp. Dessa forma, o acesso aos textos é muito simples, visto que as letras completas estão disponíveis em vários sites de música, como o Vagalume.
CONTO
O espelho, de Machado de Assis
Publicado pela primeira vez em 1882, o texto deve ser lido em sua versão completa para as provas do vestibular Unicamp 2021. O conto está em Domínio Público e seu arquivo PDF pode ser baixado diretamente por este link.
TEATRO
O marinheiro, de Fernando Pessoa
A peça teatral do autor português deve ser lida na íntegra. O acesso ao texto completo é fácil porque, além de estar disponível em Domínio Público, está disponível no site Arquivo Pessoa dedicado exclusivamente ao autor, podendo ser acessado diretamente por este link.
ROMANCE
A falência, de Júlia Lopes de Almeida
O gênero romance pode preocupar um pouco o candidato pela extensão do texto e pela dificuldade de encontrar o livro. Mas não se preocupe que a obra não é enorme (222 páginas em PDF) e, como foi publicado pela primeira vez em 1901, o romance da autora brasileira também está disponível em Domínio Público, basta clicar aqui.
O Ateneu, de Raul Pompéia
Publicado pela primeira vez em 1888, o livro é considerado o único exemplar de romance impressionista na literatura brasileira. Assim como o romance mencionado anteriormente, o texto completo está em Domínio Público e a extensão não deve assustar o candidato (são apenas 114 páginas em PDF).
SERMÕES
Sermões selecionados, de Antônio Vieira
A COMVEST selecionou três sermões do padre Antônio Vieira para a leitura obrigatória que são conhecidos como os sermões de quarta-feira de cinzas. São eles: 1) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1672; 2) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1673, aos 15 de fevereiro, dia da trasladação do mesmo Santo; 3) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Para a Capela Real, que se não pregou por enfermidade do autor (informações da lista da COMVEST). O PDF com os dois primeiros sermões podem ser acessados por este link, já o terceiro está neste site.
Agora que você já sabe o que precisa ler e como encontrar cada uma das obras, é só correr para colocar a leitura em dia e arrasar na prova :)
Fonte: https://www.comvest.unicamp.br/
Comments